quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Retrospectiva no meio cristão de Laranjeiras leva ao crescimento de igrejas evangélicas e, conseqüentemente cresce o número de evangélico


No passado alguns pastores ousadamente promoviam eventos como o Dia da Bíblia com uma caminhada pelas ruas da cidade. Festa única e tida como pública uma vez que o trabalho evangélico dava-se somente dentro das igrejas. Por vezes, via-se um ato público onde concentrava poucos fieis para louvar e pregar a bíblia.
Hoje com o nascimento da União dos Ministros Evangélicos de Laranjeiras, e com a aprovação de Leis que favorecem eventos gospel, já começamos a sentir a mobilização dos evangélicos na cidade. Porém, os problemas são muitos e que em alguns casos, procuram intervir em ações para que não venham darem certos.
Mas com todo desafio e problemas, alguns eventos que chamaram a atenção citaremos aqui como retrospectiva 2011 no meio evangélico. Mostraremos também uma matéria que cita que o número de evangélicos cresceu em Laranjeiras.
O primeiro evento foi a Semana dos Evangélicos que trouxe para Laranjeiras o cantor Lázaro (2009) depois desse, novamente aprece a Semana dos Evangélicos 2011 com a presença do cantor Marcos Antônio e o Dia da Bíblia que aconteceu recentemente com algumas bandas locais e louvores das igrejas, sem falar no pregador da noite que leu a Bíblia e falou para centenas de pessoas.
Acompanhe abaixo o que aconteceram no ano de 2011 no meio evangélico:


Janeiro

União dos Ministros Evangélicos no Estado de Sergipe se prepara também em Laranjeiras Visando organizar melhor os eventos religiosos em Laranjeiras, no tocante a uma Lei Municipal criada para assistir finaceiramente eventos evangélicos, como assim já se teve até a presentça do cantor gospel Lázaro, a União dos Ministros Evangélicos no Estado de Sergipe, Umese, está reestruturando a entidade em Laranjeiras procurando fazer nova composição de Chapas. O presidente atualmente é o Pastor Orlando das Assembléias de Deus, mas de acordo com as novas alteraçoes, provavelmente quem assumirá o comando da entidade que representa todos os patores em Laranjeiras será o Pastor Miguel das Igrejas Monte de Sião que tem congregação em Laranjeiras, Itabaiana e em Aracaju. O vice-presidente poderá ser o então Pr. Orlando.  Saiba mais, clique aqui


Fevereiro

Semana dos Evangélicos, vai acontecer! A União dos Ministros e Evangélicos no Estado de Sergipe, UMESE em Laranjeiras, está se reunindo constantemente para organizar a Programação da II Semana dos Evangélicos de Laranjeiras. Os Pastores estão discutindo a melhor forma de fazer o evento e com a participação de todos evangélicos do Município. Foram tres reuniões, partindo para a 4ª. Neste domingo novamente vai se reunir e desta vez, para apresentar o modelo da Programação e definir um dia para juntos conversar com a prefeita da cidade, Ione Sobral, onde na oportunidade buscarão apoio para a realização do evento que pretende trazer um cantor evangélico reconhecido nacionalmente. São tres dias, mas poderá haver a possibilidade de neste agora ser quatro dias. Segundo a Lei nº 856/2008, aprovada pelos vereadores e sancionada pela prefeita justamente para patrocinar eventos de natureza evangélica, o Poder Executivo dará todo apoio necessário e desta forma a comissão da Umese está discutindo caminhos onde juntos possam realizar um dos maiores eventos evangélicos de Laranjeiras.


Eleito Pr. Miguel para a União dos Ministros Evangélicos no Estado de Sergipe- Umese em Laranjeiras O Pr. Miguel Inácio da Mota, das Igrejas Monte de Sião, foi eleito presidente da UMESE de Laranjeiras.
A União dos Ministros Evangélicos no Estado de Sergipe – UMESE tinha como presidente em Laranjeiras o Pastor Orlando da Igreja Assembléia de Deus que não concorreu a nenhum cargo em virtude de sua transferência para outra cidade. Na reunião ficou decidido que o Pr. Orlando teria a vice-presidência e com a saída dele a vaga continua sendo da Igreja Assembléia de Deus. Juntamente com o Pr. Miguel, mais nove pessoas foram eleitas para os cargos de vice-presidente, Secretário, 1º e 2º Tesoureiros mais três para o Conselho Fiscal. Esta diretoria terá mandato de dois anos segundo seu Estatuto. A Assembléia contou com 12 pessoas representando suas igrejas evangélicas: Igreja Pentecostal Monte de SIão, Igreja Missionária do Aprisco, Igreja Batista Peniel Independente, Igreja Adventista da Promessa e tantas outras. O presidente estadual, o Pastor Santiago iniciou a reunião fazendo um comentário das suas dificuldades quando reagiu a várias propostas para deixar o cargo sendo injustiçado nesse momento por essa posição digna de um bom cristão. É que ele também é candidato a reeleição da UMESE estadual e tem outro Pastor que está como candidato também. Segundo o Pastor Santiago tem prezado muito pela “União Verdadeira” e por isso tem lutado. “Tem que sair do papel”, concluiu referindo-se a chamada “União Verdadeira”. O presidente estadual foi enfático ao dizer que para presidir a Umese tem que ser pastor da mesma forma para o cargo de vice-presidente para não perder a hierarquia da entidade e das igrejas. “Temos que fazer um vereador em cada local que tenha a Umese” reforçou como um dos projetos para melhor organizar a entidade e dar uma melhor assistência para os evangélicos voltando a falar na Unidade que, não havendo, todos perdem!
“Eu quero uma UMESE forte em Laranjeiras”, falou o Pastor Santiago sob alegação de que são 10 pessoas que irão votar na regional no dia 16 de Abril quando assim também estará acontecendo a eleição da Umese Estadual.
Quando passado para o processo de eleição, o presidente estadual lançou a chapa apresentada tendo como presidente o Pr. Miguel, e esta chapa foi eleita em toda sua composição por unanimidade. Como esse resultado, o presidente estadual orou e empossou automaticamente o pastor Miguel como presidente – que não perdeu tempo e já marcou uma reunião para o próximo domingo, dia 13, para tratar da “Semana dos Evangélicos” que acontecerá em Abril. Ano passado, a Semana dos Evangélicos trouxe para Laranjeiras o cantor Lázaro e agora será discutido uma outra programação com maior participação da classe evangélica. A UMESE é a entidade responsável por esses eventos segundo uma Lei Municipal aprovado pelos vereadores e sancionada pela prefeita do município. A nova diretora tem Pr. Miguel como presidente, o Pr. da Assembléia de Deus como vice-presidente, o Diácono Carlos Alberto como Secretário, e a Missionária Iris Aragão como Tesoureira, o Pastor Fábio no Conselho Fiscal sendo composto por Jadson  e Edmar Barbosa da Igreja Batista Peniel Independente, Pr. Valmir e o Presbítero Humberto da Igeja Monte de Sião, e o Pastor Augusto


Março

Reunião com prefeita sobre a Semana dos Evangélicos chega ao fim e o projeto apresentado receberá apoio Em reunião com a Prefeita Maria Ione Macedo Sobral, os pastores tiveram um resultado possitivo e a Semana dos Evangélicos sairá do papel. Antes fora apresentado um projeto para a prefeita que depois de analisá-lo marcou uma reunião para hoje. Nessa reunião deu todo apoio a realização do evento que acontecerá de 19 a 21 de Maio de 2011. Os representantes das Igrejas presentes vão se reunir nesse domingo dia, 13 as 15 horas no Comitê de Evangelização Pr. Wilson do Amaral, residencia do Pr. Dodó, para resolverem os últimos detalhes. Irão decidir como farão o projeto acontecer e procurarão convidar todas as igrejas evangélicas para participarem da execução projeto e do evento nos quatros dias. A única coisa que a Prefeita pediu é que as igrejas venham se unir e realizar o evento com sucesso. Em outras palavras a Semana dos Evangélicos acontecerá nos dias 19, 20, 21 e 22 de Maio com a participação de contores de nomes e renomes dentro do meio gosple nacional e regional.


Abril

Evangélicos têm problemas e ainda não conseguiram o repasse do valor do projeto para a Semana dos Evangélicos Um projeto bem trabalhado, mas com pouca estrutura financeira. A Semana dos Evangélicos que acontecerá em Maio, ainda não teve o repasse no valor de 30 mil para poder agilizar as atividades do evento. Os cantores já foram contactados e aceitaram a proposta de cantar em Laranjeiras. O primeiro repasse para o Cantor Marcos Antônio deveria acontecer no dia 21 desse mês o que não houve em virtude de que a Comissão Organizadora do Evento não ter posse ainda do valor. A Câmara Municipal aprovou o valor e o dinheiro já está disponível na Prefeitura. O problema é que a entidade que estava organizando UMESE não tem conta bancária e seu CNPJ está irregular. Dessa forma e apressadamente, a Comissão entendeu que deveria criar uma outra entidade para que tivesse tempo para o repasse do valor. Só que até hoje, a nova entidade a UNIMEL não está regularizada e é necessário que esteja para que a prefeitura possa fazer o repasse aprovado pela Câmara. Saiba mais, clique aqui


Procissão hoje a tarde em Laranjeiras Acontece em Laranjeiras a partir das 15 horas de hoje, uma Celebração de Missa sobre a Paixão de Cristo e logo em seguida uma Procissão do Senhor Morto pelas ruas. Os católicos estão em festa desde o dia 17 quando assim iniciou a programação da Semana Santa em Laranjeiras. Saiba mais, clicando aqui


Semana Santa de Laranjeiras leva peixe como tradição as casa. Só que dessa vez em menor quantidade! A Semana Santa que acontece todos os anos em Laranjeiras tem levado como tradição o peixe as casas dos moradores. Só que dessa vez, comentam as lideranças que receberam os tíquetis para distribuírem, que foi em menor quantidade. Segundo eles deixaram de participar para não ter problemas junto a comunidade que representam, e que “isso é uma bomba”, dizem. “Uns vão receber e outros não, é o que vai acontecer quando começar a entrega” finaliza. Essa tradição acontece não somente em Laranjeiras mas em partes das cidades do Estado bem como de fora. Mas o que chama a atenção é que ano passado teve peixe de sobra para as comunidades aonde vimos pessoas com caixas mais caixas distribuindo nos bairros. Esse ano pelo que parece, não vai ser a mesma coisa. A quantidade será bem menor. Uma liderança disse que ano passado recebe 700 tíquetes para distribuir, esse ano passou para 600 tíquetes. O bom é que todas as famílias recebessem e não uma casa sim e outra não como também aconteceu ano passado mesmo sendo o peixe em grande quantidade.


Semana Santa em Laranjeiras tem uma programação vasta A Semana Santa em Laranjeiras, iniciou no dia 17 e vai até o dia 24 de Abril. Também essa Semana já faz parte do calendário de Laranjeiras, onde todos os anos é feito o evento. Os católicos participam anciosos em todas as manifestaçoes religiosas uma vez que os eventos acontecem sempre na Igreja Matriz e pelas ruas da cidade. A programação já está pronto alguns dias e já foi divulgada nos meios da internet e jornais Saiba mais.


Maio

Igreja é roubada no Povoado Cedro e comunidade diz que só não levaram mais porque não tinha! Na última sexta-feira para o sábado 15, a Igreja Evangélica Assembléia de Deus teve as portas arrombadas onde os invasores levaram um aparelho de som e “só não levaram mais porque não tinha, se tivesse mais coisas eles levariam tudo”, diz Fernando. Ele diz que a falta de segurança naquele local precisa ser melhorada porque não se tem. “Estamos a mercê dos bandidos” dizem os moradores e solicitam do poder público que viabilize caminhos de oferecer uma melhor segurança para a comunidade. Os bandidos estão aterrorizando o local principalmente nas noitadas e nas madrugadas quando o silencio toma conta das ruas. A comunidade com medo de que as coisas piorem pedem providencias e que a Ronda Policial seja com mais freqüência no local.


Parece incrível: os blocos para o micareme já receberam a verba, mas para a Semana dos Evangélicos não saiu nada ainda! Tudo começou em 28 de fevereiro quando os pastores que estão organizado a Semana dos Evangélicos se reuniram com a prefeita Ione Sobral e apresentou um projeto detalhado para a organização e patrocínio do mesmo. Tudo certo, a prefeito gostou do projeto. O projeto também passou pelas mãos do presidente da Câmara Municipal, o vereador Luciano do Santos onde o mesmo analisou e também gostou. Essa comissão foi bem recebida pelos dois poderes públicos, um da Prefeitura e um da Câmara. Mas isso só não bastou e foi necessário aprovar o projeto e assim foi aprovado um valor de 30 mil para ser repassado para a organização do evento.
Depois de aprovado o valor só deveria ser retirado por uma entidade (associação) de preferência evangélica, mas até o presente momento não se tem essa entidade e a que tem, passa por algumas reformulações de forma que não é possível para aderir os critérios do repasse. A comissão há mais de 30 dias vem procurando uma associação para esse repasse, claro que pode ser qualquer uma (independente de ser religiosa ou não). Parece incrivel, porque os blocos que irão fazer o Micareme de Laranjeiras já receberam a verba, mas para a Semana dos Evangélicos, ainda não saiu nada!  Saiba mais, clique aqui

Agosto

Nesse mês foi comemorado a Semana dos Evangélicos com a presença do cantor Marcos Antônio e Banda. Varias igrejas locais foram representadas através dos louvores e houve uma concentração de um pouco mais de 5 mil pessoas que lotaram a praça da Antiga Delegacia.

Novembro

Dia da Bíblia em Laranjeiras acontecerá no dia 10/12 e Pastores já estão sendo convidados Já está sendo distrbuido um Convite impresso para os Pastores das Igrejas Evangélicas de Laranjeiras. Esse convite é para o dia 04/12 (esse domingo) onde haverá uma reunião definitiva sobre o evento que está sendo organizado para o Dia da Bíblia. Trata-se de que cada igreja poderá indicar uma pessoa para Louvar no evento ou mesmo aquela igreja que tem uma Banda poderá indicá-la e assim o evento acontecerá. Já se tem 06 Bandas Gospel de Laranjeiras e de outras locacidade. O Dia da Bíblia acontecerá no dia 10/12 (um sábado) onde começará a partir das 18:00 horas prosseguindo até as 23:00. São praticamente quatro horas e meia de show e muitas bandas evangélicas do município poderão sair do anonimato. Haverá bandas de fora também.

Reunião com prefeita confirma a realização do evento Dia da Bíblia em Dezembro 2011 Numa reunião marcada para as 8 hs da manhã de hoje, 22 de novembro, as (+20) lideranças evangélicas  tiveram a oportunidade de ouvir posições positivas da prefeita do município Ione Sobral. Ela juntamente com seus secretários Gilson Linhares, Irineu Fontes, Pr. Dodó, Paulo Leites e Sandro da Tesouraria, puderam avaliar a proposta da Unimel e ficaram seguros que a prefeitura patrocinará o evento disponibilizando o placo, som e iluminação, ônibus e o patrocínio do cantor.
O Dia da Bíblia está marcado para a segunda semana de dezembro, a partir das 15 horas com a realização de show de louvores com os cantores da terra, do pregador e do cantor e será realizado na Praça do Quaresma, conforme definido na reunião por sugestão da Prefeita, e acolhido por todos os presentes.


Unimel reuniu neste domingo, 20, lideranças evangélicas para traçar metas sobre o Dia da Bíblia A reunião aconteceu as 14 horas desse domingo, 20,  na Igreja Monte de Siao a Rua José do Prado Franco, 56, em Laranjeiras.
Os presentes tiveram a oportunidade de construir juntos um projeto para o evento mas que precisamente o mais trabalhado no momento e o nome do cantor. Pelo projeto do Dia da Bíblia o evento iniciará a partir das 15 horas com concentração do povo de Deus, onde as 15:30 horas terá a abertura com a participação de cantores das Igrejas locais, logo em seguida o pregador e por fim o cantor de nível nacional.
As lideranças decidiram listar alguns nomes de cantores nacionais para apresentar a prefeita nesta terça-feira, dia 22, quando estarão se reunindo com ela para apresentar as propostas finais do evento. Matéria completa, clique aqui



Dezembro

Dia da Bíblia acontece mas sofreu um atraso de mais de 4 horas por conta do palco que atrasou


No último sábado, 10/12, a União dos Ministros Evangélicos de Laranjeiras, Unimel, realizou o Dia da Bíblia, mas o fator principal ficou por conta dos atrasos do Palco e problemas que aconteceram “inesperavelmente”, segundo os técnicos do Som e do Palco. O Dia da Bíblia quase não acontece em Laranjeiras.
O povo de Deus estava presente conforme a Programação do evento que foi anunciada para as 18 horas, mas os ônibus só passaram a rodar para pegar o pessoal dos povoados a partir das 19 horas e todo equipamento da produção do Palco, Som e Iluminação só ficou pronto aproximadamente às 22 horas, ou seja, as atividades do Dia da Bíblia só tiveram início após esse horário.
Muitos fiéis já desanimados resolveram voltar para suas casas já outros, preferiram ficar! Saiba mais, clique em UNIMEL

Evangélico de Laranjeiras tem projeto para 2012 e quer eleger um representante para a Câmara Municipal

Há um projeto a ser apresentado aos evangélicos no sentido de que seja indicado um candidato para as eleições de 2012 e trabalhar esse nome para elegê-lo. A intenção é boa e segundo o irmão Elilson já possui de um projeto manuscrito para essa apresentação. O Pr. Miguel também tem essa idéia há anos e talvez juntos possam chegarem a um acordo. É que, uma idéia é a criação de uma Secretaria Social onde possa beneficiar toda comunidade evangélica mais carente e até mutirão será feito para levantamento de templo e casas dos cristãos. O outro é favorecer e levantar um líder para que em 2012 todos os evangélicos possam votar nele. Elilson fala que “em todas as eleições os evangélicos comentam que não gostam de participar de eleição, mas sempre estão votando em  um político que não é evangélico”. Partido desse princípio e sabendo que isso é uma realidade, a manifestação dos idealizadores para que os evangélicos votem em quem é evangélico deve iniciar a partir da próxima reunião.
A intenção do projeto é que o político eleito possa ajudar a todos os evangélicos sem discriminação de nome de igreja. “Se o objetivo é Deus, então todo povo de Deus deve ser beneficiado”.
Para o Secretário da UNIMEL, deve-se trabalhar esse projeto agora, “aliás, já estamos estrasados até demais”, diz. O Secretário também tem um projeto idêntico.
E como será desenvolvido esse projeto junto a comunidade evangélica: Envolvendo a todos e pedindo a opinião de cada igreja, de cada evangélico. Conscientizar essa classe de que tem que haver um representante do povo de Deus na Câmara Municipal justamente para quando precisar ter a quem recorrer.
Já o irmão Elilson, fala que o político depois de eleito, se ele recebe no todo 15 salários mínimos e o dele for exatamente 6 salários, por exemplo, então ele ficará com 6 salário e 9 salários serão distribuído para a família evangélica seja com material de construção, receitas médicas, igrejas e etc... Falando em valores, são mais de 5.000,00 (cinco mil) todos os meses para os evangélicos. O projeto deve ser apresentado na próxima reunião da UNIMEL, com todos os Pastores representantes de Igrejas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário