segunda-feira, 18 de junho de 2012

I Seminário Sobre as Drogas em Laranjeiras atingiu objetivo, segundo organizadores da UNIMEL


Os organizadores do I Seminário Sobre as Drogas que aconteceu no Auditório da UFS Campus de Laranjeiras, no dia de ontem (17/06), ficaram satisfeitos com o público presente. É que além dos palestrantes serem técnicos: doutores e Psicólogos na área do combate as drogas puderam contar com uma grande participação de Pastores locais, evangélicos, pessoas da comunidade em geral e etc. O Padre Renato Lima pároco da Igreja Católica em Laranjeiras não foi mais mandou seu representante.

O Auditório contou com quase 70 pessoas em plena tarde do domingo. Foi um dia participativo onde os presentes tiveram a oportunidade de fazer perguntas e uma pessoa foi encaminhada para um acompanhamento psicológico por querer sair das drogas e não conseguir. Como foi o caso de uma jovem senhora que perguntou: “Se uma pessoa que pratica drogas e quer sair dessa vida e não consegue o que fazer? Essa pessoa sou eu”. Estamos falando de Silvânia que publicamente se posicionou como uma pessoa interessada em sair das drogas.
A Psicóloga Iracema dos Anjos, que presta assistência a Associação Resgate de Sergipe disse que “a Cocaína é hoje nossa pior droga, mas que existem outras que diariamente consumimos e não percebemos como o cafezinho” e complementou dizendo que todos nós temos vícios comparando coisas que fazemos e que dificilmente deixaríamos de fazer citando, por exemplo, o café. “No lugar do café podemos tomar um suco”, uma coisa semelhante, mas o vício nos leva a tomar o café por conta de termos colocados na mente que tem que ser o café.  Em seguida o Psicólogo Carlos que também presta serviços voluntários na ARESE. Ele é Pastor e há trinta anos peleja com drogados. Para ele a família para ter sucesso precisa estar equilibrada e complementou que “as pessoas que usam drogas tem a alma ferida” e foi mais além dizendo que tem casos em que há tratamento mas outros o tratamento não resolve e finalizou usando um versículo bíblico muito usado pelo povo cristão: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.  Ele foi enfático e notabilizou a pergunta da jovem senhora sobre dependências químicas.
O evento que iniciou as 14h30m contou principalmente com a equipe do Projeto Resgate que é presidido pelo Pastor Jorge dos Santos que apresentou sobre a vida da Associação Resgate de Sergipe – ARESE e levou toda comissão técnica para proferir. A União dos Ministros Evangélicos de Laranjeiras, UNIMEL, liderou a abertura e realizou com o apoio da ARESE o I Seminário Sobre as Drogas e propuseram em outra oportunidade fazer outro evento semelhante só que “com capacitação durante todo o dia”, diz o Pr. Jorge.
Assim o evento foi finalizado e todos aplaudiram os trabalhos apresentados como sendo de grande proveito clamando por mais e que não parem apenas neste.  

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Neste Domingo, as 14 horas I Seminário Sobre as Drogas "Diga Não as Drogas"

Acontecerá no Auditório da Universidade Federal de Sergipe, as 14 horas deste domingo. Lá terá palestrante capacitado, psicólogos  e etc. que estarão passando todas as informações necessárias sobre as dependências químicas que fazem as drogas. Um dos temas que também é muito importante refere-se as igrejas do município onde ai engloba a católica e a evangélica. Essas igrejas têm um papel fundamental para os drogados.
“Qual o papel da Igreja diante dos problemas das drogas?” Essa pergunta será um tema a ser discutido no Seminário bem como tantos outros.
O evento irá acontecer neste Domingo, dia 17/06, as 14:00 horas no Auditório da Universidade Federal de Sergipe e os organizadores convidam a sociedade em geral por entender que é um assunto de extrema importância para todos.
A União dos Ministros Evangélicos de Laranjeiras e a Associação de Resgate Sergipano, Projeto Resgate, estão na luta para preencher esses conhecimentos para Laranjeiras
Aproveite e participe. O Convite é para você administrador de empresas pública, associações, prefeituras, estudantes em geral. O evento não é um evento evangélico mas engloba pessoas evangélicas, católicas e etc. Não deixe de comparecer.

sábado, 9 de junho de 2012

I Seminário Sobre as Drogas

Critérios bíblicos para ser um pastor, presbítero ou evangelista



A Bíblia estabelece em Tito vários critérios para a constituição de obreiros sobre a igreja, pois é em tal epístola que Paulo dá a Tito o dever de consituir presbíteros [ bispos ], na cidade de Creta. É bem certo que a referida carta trata de outros temas, mas fica claro na mesma que o Apóstolo pontua requisitos indispensáveis para que o aspirante ao episcopado seja separado para tal.

A partir do versículo 5 até o 9, do capítulo primeiro, relacionemos os quesitos, pois para Paulo o obreiro deveria ser:


- irrepreensível;
- marido de uma só mulher;
- que tenha filhos crentes, que não são acusados de dissolução, nem insubordinados;
- não arrogante;
- não irascível;
- não dado ao vinho;
 - não violento;
- não cobiçoso de torpe ganância;
 - hospitaleiro;
- amigo do bem;
- sóbrio;
- justo;
- piedoso;
- que tenha domínio de si;
- apegado à Palavra Fiel que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem.

 Há ainda outra relação em 1Tm 3.1-13, vários itens lá listados também estão em Tito, mas citemos alguns dos pontos que não são comuns:

- que não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça...;
- ... é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora...

O motivo do post não é para questionar como estão sendo constituídos obreiros hoje, mas para que você pense, medite, leia os textos apontados e examine se deseja mesmo ser um obreiro na casa de Deus.

Os critérios estabelecidos são divinos, e se você se importa mesmo com o Reino, se deseja ardentemente que os rumos daquilo que está desajustado seja ordenado, se critica muito e "sonha" com uma igreja reavidada, comece por aplicar estes conceitos à sua vida.

Por fim, "fiel é a Palavra, se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja", (I Tm 3.1).

Fonte: Blog do JP

Artigo postado originalmente com o título "Você Pensa Ser Pastor, Presbítero, Evangelista..."

Transcrito do blog BELVEREDE

Evangélicos já representam 20% do eleitorado do Rio de Janeiro e candidatos traçam estratégias para consquistá-los



O voto do eleitorado evangélico será muito disputado nas eleições municipais desse ano no Rio de Janeiro. A ausência da deputada Benedita da Silva e do senador Marcelo Crivella na disputa, o que não ocorria há quase 20 anos, está levando os candidatos a se mobilizarem para conquistar essa parcela dos eleitores.
Segundo projeções dos próprios candidatos e do cientista político da Universidade Federal Fluminense (UFF) Marcus Ianoni, os evangélicos devem representar cerca de 20% do total de eleitores esse ano na cidade.
De acordo com o Terra, o deputado Rodrigo Maia (DEM), já se posiciona como opção para esses eleitores, já que a deputada estadual Clarissa Garotinho (PR), vice na chapa de Rodrigo, é evangélica e filha do deputado federal Anthony Garotinho, considerado um interlocutor do meio. Segundo Maia “Garotinho optou por um caminho em que a questão dos valores é prioridade na pauta política e no posicionamento dele. O mandato é na defesa de questões como o kit homofobia, e ele tem se posicionado nesses temas. É natural que os evangélicos vejam nele essa referência”.
O prefeito Eduardo Paes, que busca a reeleição pelo PMDB, tem ao seu lado a igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo, a Igreja Internacional da Graça e as rádios El Shaddai e Melodia, ambas da área gospel. Além disso, ele tem em sua rede de alianças o PRB, legenda de Marcelo Crivella, ministro da Pesca do governo Dilma Rousseff, que é ligado à Igreja Universal do Reino de Deus.
Maia analisou os apoios recebidos por seu adversário afirmando: “Nenhum desses grupos tem mais de 3% ou 4% da população. As assembleias de Deus são as maiores (igrejas), mas ninguém tem controle total”, ele definiu também os assuntos que mais atraem a atenção: “Isso já foi detectado há muito tempo e todos os partidos trabalham temas polêmicos como valores ou leis municipais, aborto ou casamento gay. O eleitor gosta”.
Militante do PSOL, o pastor Mozart Noronha, da Igreja Luterana, criticou o que ele chamou de “eleitorado de cabresto”, que acontecem em igrejas evangélicas e afirmou que o candidato do seu partido, o deputado Marcelo Freixo, não terá nenhuma estratégia especifica para alcançar os evangélicos. “Existem igrejas evangélicas com perfis completamente diferentes. Os neopentecostais têm um poder de voto muito grande e são compostos de uma grande massa, comandada por um clero ardiloso e manipulador. Essas igrejas normalmente têm candidatos próprios e imenso número de votos. O Marcelo Freixo não está nessa questão. Muitos evangélicos históricos vão votar nele, mas pelas posições políticas”, explicou.
O cientista político Marcus Ianoni também opinou sobre a participação dos evangélicos na eleição e afirmou que, independentemente de quem vencer a eleição municipal deste ano no Rio de Janeiro, os evangélicos estarão em postos importantes e influentes no Poder Público da cidade: “Dada a presença deles na sociedade e na política carioca, com certeza eles ocuparão postos na próxima administração, seja no Executivo ou no Legislativo. Eles têm lideranças com boa penetração nos partidos e no eleitorado”, ponderou.
Porém, Ianoni ressaltou que tocar em assuntos religiosos de maneira exaustiva pode não ser uma boa estratégia no Rio já que, segundo ele, “há no Rio um eleitorado de classe média que é avesso a campanhas conservadoras”.
Fonte: Gospel Mais

Igreja Católica distribui documento orientando fiéis a não votar em candidatos corruptos nas próximas eleições


Em um documento intitulado “Orientação sobre a participação dos católicos nas eleições”, distribuído na última semana, líderes da Igreja Católica no Brasil orientam os fiéis a eliminar do pleito “os candidatos cuja vida pregressa de acordo com a lei (da Ficha Limpa) contamina o cenário político e ameaça a democracia”.
De acordo com o jornal Tarde on-line, o documento foi distribuído pela Arquidiocese através do arcebispo-primaz do Brasil e de Salvador, dom Murilo Krieger. Assim, a igreja propõe ao seu rebanho e aos eleitores em geral que não venda seu voto e nem o anule, pois quem anula o voto “omite-se e renuncia à possibilidade de participar do processo político”.
Pedindo uma “atenção especial” à “propaganda enganosa, e à oferta de dinheiro ou favores que visem enganar o eleitor”, um dos principais alertas da Igreja é para que o eleitor “avalie, com cuidado, as campanhas dos candidatos, a quantidade de dinheiro gasto e as promessas feitas. Verifique se eles terão condições de cumprir o que estiverem prometendo”.
Dom Murilo explicou que as orientações foram preparadas pelo Conselho Presbiteral da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, com base na mensagem da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) “Eleições municipais de 2012” e que terão ampla divulgação.
“A ideia é que os padres incentivem a leitura e a reflexão nos vários grupos. Enfim, queremos que todos tomem consciência, pois estamos preocupados com o seguinte: diante do que aparece na mídia sobre os políticos há o perigo das pessoas descrerem da política, acharem que é uma coisa ruim, quando ela é a arma do cidadão para se defender da corrupção. Se há corrupção é porque a escolha dos candidatos foi errada de quem os elegeu”, declarou o Arcebispo.
Ele disse ainda que além da tomada de consciência em relação à escolha dos candidatos, o eleitor precisa acompanhar de perto os mandatos de quem elege. “As pessoas devem acompanhar, se manifestar, elogiando quando uma coisa é bem feita ou reclamar das coisas erradas, através de e-mails e os vários meios de comunicação”, alertou.
Fonte: Gospel Mais

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Pastores deverão participar de uma reunião segunda-feira na Secretaria de Cultura de Laranjeiras

O Convite se estendeu para os pastores de Laranjeiras que deverão participar de uma reunião nesta segunda-feira com o Secretário de Cultura para discutir assuntos de interesse dos evangélicos.
A reunião está marcada para as 9:00 horas da manhã de segunda-feira, dia 11/06. É que será discutido com os pastores um plano que envolva no calendário cultural do município a participação dos evangélicos nas atividades desenvolvidas pela Prefeitura Municipal de Laranjeiras através da Secretaria de Cultura.
No Encontro Cultural que acontece a cada ano, por exemplo, tem a participação do povo católico através das procissões e novenas. O candomblé também tem assento nas manifestações culturais de Laranjeiras, mas o evangélico que tem crescido muito não tem essa participação. “Não que os evangélicos não queiram”, diz o Secretário da União dos Ministros Evangélicos de Laranjeiras, Carlos Alberto.
Uma das reivindicações nessa reunião é a participação dos evangélicos no Encontro Cultural ou seja, será solicitado que nesse evento a cada ano possa os evangélicos terem um Palco separadamente para suas apresentações evangélicas tais como apresentação de temas relacionados as drogas, apresentação de peças teatrais das igrejas e a participação de cantores gospel da cidade e de outras regiões.
Os Pastores estão sendo contatados pela Secretaria de Cultura para participar dessa reunião que, aos olhos dos evangélicos, “muito boa”.